Usando Múltiplos Domínios ou Subdomínios

Uma instalação diversas lojas

Existe basicamente duas situações aqui. Você possui mais de um domínio para o mesmo site, como por exemplo carros.com e automoveis.com, e quer que os dois levem para a mesma página.

E o caso de ter vários domínios ou subdomínios para partes diferentes da loja, como volks.carros.com e renault.carros.com. Em ambos os casos você precisa criar “visões – view” para sua loja.

Para isso navegue na sua administração do Magento em Sistema -> Gerenciar Lojas -> Acrescentar Nova Visão.

criar visao de loja

criar visao de loja

Esta configuração é importante pois aqui você vai definir se as visões apontam para a mesma página ou para categorias diferentes do site. E o código de identificação será importante mais adiante, neste exemplo usaremos como código de identificação “carros” e “automoveis“.

Agora precisamos configurar a URL base do sistema. Você provavelmente já fez isso ao instalar a loja. O problema é que você configurou um domínio e agora irá utilizar vários.

Sendo assim, se você configurou em Sistema -> Configuração -> Web, as opcões Inseguro e Assegurar a URL Base como www.carros.com, quando digitar www.automoveis.com você até entra na página, mas ao navegar pelo site o domínio irá mudar para www.carros.com, e isso é um problema se você deseja manter o domínio de entrada na url.

configurar url base

configurar url base

Neste ponto, após criar visões para sua loja, perceba que lá no alto a esquerda do menu, você agora pode selecionar uma visão de loja para aplicar diferentes configurações. Então selecione a visão carros e configure a URL base para www.carros.com e depois selecione a visão automoveis e configure a URL base para www.automoveis.com.

Para finalizar este problema vamos fazer uma pequena alteração no código de entrada do Magento. O famoso index.php, na sua pasta de instalação do Magento, a primeira pasta, abra o arquivo index.php e vá ao final do arquivo.

Encontrou a palavra Mage::run(); ? Então apague essa linha e digite o seguinte:

[php]switch ( $_SERVER['HTTP_HOST'] ) {
case ‘carros.com':
case ‘www.carros.com':
case ‘http://www.carros.com/':
Mage::run(‘carros’);
break;

case ‘automoveis.com':
case ‘www.automoveis.com':
case ‘http://www.automoveis.com/':
Mage::run(‘automoveis’);
break;

default:
Mage::run();
}[/php]

Veja que agora no comando Mage:run() usamos o código que foi criado no início deste exemplo. Então se você criou um código diferente lá no início não se esqueça de alterar aqui também.

Pronto, chegou o momento de testar. Salve tudo e veja o que acontece.

Sucesso!

, , , , , ,

Sobre Mario SAM

Mestrando em Comércio Eletrônico e Intenet, com pós-graduação em Gestão de Projetos e TI, MBA em Marketing, formado em Web Design e Programação. Certificado SCJP/SUN. Colunista da revista WIDE, problogger...entre outras coisas...faixa preta.